Conheça nossos Programas Educativos

Blend

Identidades

NISE

Semeando

Ser

Vovôs do Café

O que é?

O “Blend – Núcleo de Construção de Saberes” é uma iniciativa educativa com a proposta de possibilitar o diálogo entre profissionais, ligados direta ou indiretamente, à promoção e desenvolvimento de aspectos relevantes no âmbito da preservação e valorização do patrimônio cultural.

A ideia do nome vem de um termo utilizado na classificação de café, em que se faz uma seleção e mistura de tipos da bebida para alcançar uma qualidade única. A palavra blend sintetiza a atualização dos conceitos do antigo “Uma Xícara de Saber”, em que é reformulada a concepção de programa de formação para a construção conjunta dos saberes.

Quais são as atividades?

– Educafé

– Educadores dos Museus

– Guia Amigo do Café

O que é?

“Identidades – Núcleo Educativo de Ações Socioculturais” é um programa voltado para o atendimento de instituições especializadas em assistência social. O enfoque da proposta está no reconhecimento da importância de cada indivíduo na construção cultural, valorizando sua diversidade e fortalecendo as relações de aproximação e interação que combatam os efeitos dos abismos sociais.

O programa “Identidades” é uma nova fase do “Café para Todos”, voltado para o atendimento as pessoas em situação de vulnerabilidade social, que foi criado para contemplar um público que já desfrutava das atividades educativas, porém não possuía um acompanhamento específico.

A proposta visa também aplicar os atuais conceitos relacionados ao desenvolvimento sociocultural, entendendo as suas constantes reformulações. Reconhecendo as demandas sociais do entorno do Museu do Café torna-se uma pauta fundamental a sedimentação das relações de parceria com as instituições dessa área, para assim fortalecer as questões de preservação e valorização do patrimônio.

Quais são as atividades?

– Ateliê Calixto

– Meu Espresso

– Roteiro do Café

– Sabor Especial

– Visita Curiosa

O que é?

A fim de atender o público interno, o “NISE – Núcleo de Integração Setorial” conta com projetos de incentivo à formação contínua dos colaboradores do Museu através de ações propostas pelo setor educativo em conjunto com a comunicação institucional.

Os objetivos do programa são ampliar o conhecimento dos funcionários quanto à instituição, setores, cargos e funções exercidos; integrar diferentes setores, favorecendo contato interpessoal desenvolvendo, assim, maior cumplicidade e empatia e proporcionar formação contínua para o fortalecimento da instituição.

Quais são as atividades?

– Ginástica Laboral

– Família no Museu

– Roteiro do Café

O que é?

O “Semeando – Núcleo de Educação Patrimonial para o Público Infantil” pretende sensibilizar para a valorização e entendimento dos vários tipos de patrimônio, motivando as crianças e os jovens a se apropriarem de novos espaços culturais.

O “Semeando” é uma continuidade do programa “Café com Leite”, que surgiu em 2013 a partir da observação da expressiva frequência de visitantes em idade escolar.

As ideias se configuram a partir de referências pedagógicas, que prezam pela construção autônoma do conhecimento e práticas de Educação Patrimonial, que sejam significativas na apropriação das noções de identidade, pertencimento e valorização cultural. Em conjunto com a atualização das propostas educativas, o nome do programa foi reformulado para que seja referência da inovação e norte para as ações promovidas neste ciclo.

Quais são as atividades?

– Ateliê Calixto

– Contação de Histórias

– Detetives da História

– Lugares da Memória

– Teatro de Fantoche

O que é?

O “Ser – Núcleo de Sensibilização e Valorização da Pessoa com Deficiência” tem por objetivo desenvolver ações visando à inclusão social deste público.

O programa foi construído a partir das experiências do educativo e consolidado em 2013 com o nome de “Cafés Especiais”. Uma atualização permitiu repensar o nome e o programa ganhou um novo propósito. O “Ser” é uma proposta de igualdade do indivíduo, através da valorização das diferenças e sensibilização da empatia. A ideia é propor atividades que elencam autonomia e noção de pertencimento no mundo: “Você pode ser quem você quiser”.

Quais são as atividades?

– Ateliê Calixto

Latte Art

– Sabor Especial

– Sentidos do Café

O que é?

O “Vovôs do Café – Núcleo de Integração e Memória” é um programa voltado para o público a partir de 60 anos com o intuito de auxiliar no resgate da memória individual e coletiva a partir da troca de experiências, fortalecendo sua autonomia e valorizando a sua trajetória de vida.

Esse programa começou a ser desenvolvido em 2011 com nome “Nossas histórias”. Em 2013, a proposta ganhou uma nova identidade passando a chamar-se “Vovôs do Café. A afetividade transmitida pela palavra “vovôs” tem sido uma ferramenta de aproximação de parcerias que se solidificaram ao longo desse processo. Faz parte desse programa o conceito de formação de núcleo de integração e memória, onde se propõe consolidar esses termos nos projetos realizados para esse público.

Quais são as atividades?

– Ateliê Calixto

– Bingo

– Cine Café

– Nossas Histórias

– Sabor Especial