Conheça nossos Programas Educativos

No Meu Tempo

Blend

Identidades

ELOS

Semeando

SER

Sejam Bem-Vindos

O que é?

O “No Meu Tempo – Núcleo de Integração e Memória” é um programa voltado para o público a partir de 60 anos, com o intuito de promover a valorização do idoso como ser pleno de vivências, vitalidades e experiências futuras.

Observando as características do público da terceira idade, que frequenta o Museu, a equipe educativa visa assegurar estratégias de atendimento suprindo as suas expectativas desses visitantes em relação à instituição enquanto espaço cultural aberto ao desenvolvimento integral de cidadania.

Quais são as atividades?

  • Projeto “Memória Viva”: Nossas Histórias, Cine Café e Biblioteca Humana;
  • Projeto “Ateliê Calixto”: Um dia de Calixto, Oficina de Vitral e Oficina de Stencill;
  • Projeto “Sentidos do Café”: Minibarista, Latte Art, Degustação, Meu Espresso e Amostragem.

O que é?

O “Blend – Núcleo de Construção de Saberes” é uma iniciativa educativa voltada à realização de projetos para a formação de professores, agentes culturais e guias de turismo por meio de ações como cursos, palestras, workshops e oficinas.

O programa tem o objetivo de promover o diálogo entre a instituição e profissionais de interesse comuns ao tema museu e suas práticas educacionais, contribuindo, assim, para o melhor entendimento das atribuições da instituição enquanto espaço de educação não-formal e de desenvolvimento aos saberes relativos à valorização e preservação do patrimônio cultural.

Quais são as atividades?

  • Projetos “Guia Amigo”, “Professor Amigo” e “Amigo da Cultura”: Palestras, oficinas, visitas técnicas;
  • Projeto “Sentidos do Café”: Minibarista, Latte Art, Degustação, Meu Espresso e Amostragem.

O que é?

O “Identidades – Núcleo Educativo de Ações Socioculturais” é voltado para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de parcerias com instituições especializadas em assistência social.

O programa tem como objetivo o reconhecimento da importância de cada indivíduo na construção cultural, valorizando sua diversidade e fortalecendo as relações de aproximação e interação, combatendo os efeitos dos abismos sociais.

Quais são as atividades?

  • Projeto “Cercanias”: Bagagem do Saber e Contação de Histórias nos Morros, Entornos e Zonas Periféricas;
  • Projeto “Habitar Significados”: Roteiro Paisagem Cultural do Café e RE-RE-CO (Reforçar, Restaurar ou Conservar);
  • Projeto “Sentidos do Café”: Minibarista, Latte Art, Degustação, Meu Espresso e Amostragem.

O que é?

A fim de atender o público interno, o “ELOS – Eixo de Ligação e Orientação Setorial” conta com projetos de incentivo à formação contínua dos colaboradores do Museu.

A concepção para o desenvolvimento desse programa é de zeladoria patrimonial no sentido de salvaguardar o patrimônio de forma orgânica e integrada, promovendo sua conservação, permanência e manutenção. O objetivo é trazer o sentimento de pertencimento aos funcionários e estimular o engajamento do público interno em relação à preservação e conservação do acervo da instituição.

Quais são as atividades?

  • Projeto “Projeto Zeladoria”: Palestras, oficinas, visitas técnicas e ações integradas intersetoriais.

O que é?

O “Semeando – Núcleo de Educação Patrimonial para o Público Escolar” é voltado aos estudantes do ensino público e particular em seus diferentes ciclos.

O programa visa a sensibilização para a valorização e entendimento dos diversos tipos de patrimônio, motivando as crianças e jovens a se apropriarem de novos espaços culturais.

Quais são as atividades?

  • Projeto “Patrimônios do Amanhã” (Educação Infantil): Contação de Histórias e Musicando com Café;
  • Projeto “Ateliê Calixto” (Ensino Fundamental I): Um dia de Calixto, Oficina de Vitral e Oficina de Stencill;
  • Projeto “Protetores da Memória” (Ensino Fundamental II): Lugares da Memória, Detetives da História e Monte seu Museu;
  • Projeto “Inter_atividades_museu” (Ensino Médio): #Museu_visitafotográfica, Visita Curiosa, Oficina Fontes Históricas e Conhecendo as Profissões;
  • Projeto “Sentidos do Café” (Todos os públicos): Minibarista, Latte Art, Degustação, Meu Espresso e Amostragem.

O que é?

O “SER – Núcleo de Sensibilização e Valorização da Pessoa com Deficiência” visa sensibilizar o público direto e indireto do programa, frequentadores e profissionais da instituição e também a população do entorno do Museu.

A proposta tem o objetivo de garantir o acesso às pessoas com deficiência e desenvolver estratégias de educação patrimonial, com o intuito de, através da mediação e ações educativas inclusivas, permitir que esse público se sinta, de fato, um protagonista social.

Quais são as atividades?

  • Projeto “Ateliê Calixto”: Um dia de Calixto, Oficina de Vitral e Oficina de Stencill;
  • Projeto “Sentidos do Café”: Minibarista, Latte Art, Degustação, Meu Espresso e Amostragem.

O que é?

O “Sejam Bem-Vindos” é direcionado aos públicos espontâneo e familiar com o objetivo de estender a prática educativa a esses visitantes.

Respeitando as mais diversas configurações familiares e individualidades, o enfoque da proposta está na integração e acolhimento, de maneira a tornar o aproveitamento do conteúdo presente nas exposições mais abrangente para novas possibilidades de compreensão.

Quais são as atividades?

  • Projeto “Uma pausa para um dedo de prosa” (Público Espontâneo): Bagagem do Saber e Peneira do Saber;
  • Projeto “Família Leitora” (Público Familiar): Contação de Histórias, Teatro de Fantoches e Mediação de Leitura.