Buscando expandir suas fronteiras e atingir um novo público, o Museu do Café também conta com exposições virtuais.

Conheça as nossas mostras nos links abaixo.

Café Árabe, um símbolo de generosidade

Falas de imigrantes, curiosidades sobre os hábitos de consumo nessa região – e as suas similaridades em relação aos costumes brasileiros –, e informações ligadas ao título de patrimônio cultural imaterial, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) são alguns dos aspectos apresentados nesta mostra virtual.

Veja a exposição online

Material de apoio

Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café

Com depoimentos de catadeiras – mulheres que realizavam a separação manual dos grãos –, trechos de notícias de jornais e outros elementos, o público consegue entender melhor o papel essencial que essas personagens desempenharam na cadeira produtiva do grão.

VEJA A EXPOSIÇÃO ONLINE

MATERIAL DE APOIO

Calixto: discurso do progresso e identidade paulista

A exposição tem como foco as obras “Porto de Santos em 1822”, “Porto de Santos em 1922” e “A Fundação da Villa de Santos”, telas de Benedicto Calixto que compõem o icônico espaço do Salão do Pregão. Exploradas individualmente e enquanto conjunto, as pinturas e o contexto histórico do período são analisados por meio de diversas perspectivas.

VEJA A EXPOSIÇÃO ONLINE

MATERIAL DE APOIO

Palácio da Bolsa Oficial de Café

A exposição “Palácio da Bolsa Oficial de Santos” foi elaborada para o formato virtual da plataforma Google Cultural Institute, que reúne exposições, coleções e acervos de museus em todo mundo.
São mais de 100 imagens organizadas semicronologicamente e aprofundadas com legendas e textos elaborados pela equipe de pesquisa, objetivando a transparência e detalhamento do processo de construção deste complexo edifício que hoje abriga o Museu do Café.
Foram utilizadas imagens e, principalmente, documentos provenientes do relatório que o Dr. Gabriel Junqueira, na posição de presidente da Bolsa Oficial de Café, era contratualmente obrigado a prestar ao Governo do Estado. Este relatório – que é parte de um dossiê sobre o prédio sob guarda da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo – foi fotografado e será exposto pela primeira vez ao grande público nesta exposição.

Veja a exposição online

Memórias da Praça

A exposição virtual Memórias da Praça é o fruto de quatro anos de pesquisas a respeito do funcionamento da praça por meio, principalmente, do método da História Oral. Em três momentos diferentes, você poderá conhecer histórias de corretores, exportadores, ensacadores, catadeiras, classificadores, costureiras, estivadores, traders… enfim, diversos profissionais da cadeia comercial do café que atuaram na cidade de Santos. São depoimentos, fotos e textos que costuram a atuação desses profissionais em três momentos: o da Corretagem, da Armazenagem e o da Exportação.

Veja a Exposição Online

Benedicto Calixto

As três telas de Benedicto Calixto expostas no Salão do Pregão do Museu do Café contam um pouco da história de Santos na visão do pintor. Com esse aplicativo, também disponível para smartphones e tablets, você pode conhecer detalhes e curiosidades de cada uma das pinturas desse ícone da arte paulista.

Veja a Exposição Online