Buscando expandir suas fronteiras e atingir um novo público, o Museu do Café também conta com exposições virtuais.

Conheça as nossas mostras nos links abaixo.

Mundo em Rede: as telecomunicações e o café

A importância das telecomunicações para o comércio do grão se reflete no acervo do Museu do Café. Na coleção desse patrimônio santista, estão teleimpressores, telefones, rádios, fax e livros de códigos telegráfico, itens que compõe a exposição em questão. Partindo de um projeto de pesquisa ligado a esta temática, foram cruzadas informações presentes em depoimentos de História Oral, pesquisa de acervo e informações bibliográficas e documentais.

VEJA A EXPOSIÇÃO.

10 anos da IWCA Brasil: a força feminina no café

Com entrevistas, fotos e vídeos, a exposição apresenta a trajetória da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA) e a busca pela equidade de gênero no café. A instituição foi criada em 2003 a partir do encontro de mulheres da indústria cafeeira dos Estados Unidos com produtoras na Nicarágua e na Costa Rica. Em 2012, após cerca de dois anos de intensa mobilização de mulheres de diferentes regiões produtoras, foi instaurado o capítulo brasileiro da IWCA.

VEJA A EXPOSIÇÃO

Os monumentos do Centenário da Independência em Santos

Por meio da análise das inaugurações das homenagens aos Andradas e ao Bartholomeu de Gusmão e do edifício da Bolsa Oficial de Café, a mostra busca evidenciar como a programação oficial das comemorações em Santos estava alinhada ao movimento paulista que pretendia o protagonismo na formação da identidade nacional.

VEJA A EXPOSIÇÃO

Conhecendo o Café

Com foco nas etapas de plantio grão, a temática principal é a morfologia do cafeeiro, ou seja, a estrutura, formação e classificação da planta em todas suas fases de crescimento. O objetivo é ajudar o visitante a entender os processos para geração do café que conhecemos.

VEJA A EXPOSIÇÃO

 

À Venda: propagandas de café em jornais e periódicos

Por meio de anúncios publicados em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre as décadas de 1900 e 1960, a mostra promove uma viagem no tempo pelas diversas estratégias das marcas de café para atrair o consumidor, que incluíram desde notas sucintas até divulgações mais elaboradas.

Dentro do conteúdo abordado, o visitante visualizará anúncios pequenos, textuais ou com ilustrações mínimas, mais comuns nas primeiras três décadas século passado. Ainda, terão a oportunidade de conhecer propagandas suntuosas, que ocupavam maior espaço no jornal.

VEJA A EXPOSIÇÃO

Design Espresso

Buscando novas ideias para diminuir o tempo de extração do café, inventores projetaram equipamentos que usassem o vapor para fazer a bebida. Neste contexto, nasceu na Itália a primeira máquina de espresso. Em parceria com o Museo della Macchina per Caffè (MUMAC), sediado em Milão, a exposição virtual retrata as transformações técnicas e estéticas pelas quais esses utensílios passaram desde sua origem, até a década de 1970.

VEJA A EXPOSIÇÃO

Café Árabe, um símbolo de generosidade

Falas de imigrantes, curiosidades sobre os hábitos de consumo nessa região – e as suas similaridades em relação aos costumes brasileiros –, e informações ligadas ao título de patrimônio cultural imaterial, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) são alguns dos aspectos apresentados nesta mostra virtual.

Veja a exposição

Material de apoio

Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café

Com depoimentos de catadeiras – mulheres que realizavam a separação manual dos grãos –, trechos de notícias de jornais e outros elementos, o público consegue entender melhor o papel essencial que essas personagens desempenharam na cadeira produtiva do grão.

VEJA A EXPOSIÇÃO

MATERIAL DE APOIO

Calixto: discurso do progresso e identidade paulista

A exposição tem como foco as obras “Porto de Santos em 1822”, “Porto de Santos em 1922” e “A Fundação da Villa de Santos”, telas de Benedicto Calixto que compõem o icônico espaço do Salão do Pregão. Exploradas individualmente e enquanto conjunto, as pinturas e o contexto histórico do período são analisados por meio de diversas perspectivas.

VEJA A EXPOSIÇÃO

MATERIAL DE APOIO

Palácio da Bolsa Oficial de Café

A exposição “Palácio da Bolsa Oficial de Santos” foi elaborada para o formato virtual da plataforma Google Cultural Institute, que reúne exposições, coleções e acervos de museus em todo mundo.
São mais de 100 imagens organizadas semicronologicamente e aprofundadas com legendas e textos elaborados pela equipe de pesquisa, objetivando a transparência e detalhamento do processo de construção deste complexo edifício que hoje abriga o Museu do Café.
Foram utilizadas imagens e, principalmente, documentos provenientes do relatório que o Dr. Gabriel Junqueira, na posição de presidente da Bolsa Oficial de Café, era contratualmente obrigado a prestar ao Governo do Estado. Este relatório – que é parte de um dossiê sobre o prédio sob guarda da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo – foi fotografado e será exposto pela primeira vez ao grande público nesta exposição.

Veja a exposição

Memórias da Praça

A exposição virtual Memórias da Praça é o fruto de quatro anos de pesquisas a respeito do funcionamento da praça por meio, principalmente, do método da História Oral. Em três momentos diferentes, você poderá conhecer histórias de corretores, exportadores, ensacadores, catadeiras, classificadores, costureiras, estivadores, traders… enfim, diversos profissionais da cadeia comercial do café que atuaram na cidade de Santos. São depoimentos, fotos e textos que costuram a atuação desses profissionais em três momentos: o da Corretagem, da Armazenagem e o da Exportação.

Veja a Exposição

Benedicto Calixto

As três telas de Benedicto Calixto expostas no Salão do Pregão do Museu do Café contam um pouco da história de Santos na visão do pintor. Com esse aplicativo, também disponível para smartphones e tablets, você pode conhecer detalhes e curiosidades de cada uma das pinturas desse ícone da arte paulista.

Veja a Exposição