Atenção: o Museu do Café estará fechado entre os dias 6 e 19 de março! Na coletiva de imprensa realizada no dia 3, pelo governador João Doria, foi reestabelecida a fase vermelha em todo o Estado de São Paulo, incluindo a região da Baixada Santista.
Serão abordadas questões relacionadas ao universo do café pela perspectiva da experiência feminina, focando na indústria da sacaria de juta na virada do século 19 para o 20.
Os museus do Café e da Imigração irão transmitir, no Youtube do MI, uma live dedicada à temática, que é um dos eixos centrais para as ações de 2021 em ambas instituições.
Nesse passeio, o foco serão os trabalhos do artista Benedicto Calixto, que compõem o imponente Salão do Pregão, espaço onde eram realizadas as negociações envolvendo a cotação do grão.
Ao invés de ocorrer no próprio perfil do Museu, a atração será transmitida pelas contas de vários pontos turísticos de Santos. Clique aqui e saiba mais!
Pensando na importância do tema da acessibilidade, o Museu do Café promoverá uma mesa redonda online sobre o assunto no dia 2 de março, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o grupo Orla Cultural.
No decorrer da programação, os especialistas da casa irão compartilhar seu conhecimento sobre o preparo da extração, apresentando diferentes métodos, coadores e, até, tipos de água.
O Museu do Café funcionará em seu expediente padrão durante o feriado de Carnaval. Ou seja, estará aberto nos dias 13, 14 e 17 de fevereiro, das 11h às 16h!
Em 15 de fevereiro, o Museu do Café passará o controle do seu perfil no Instagram para A Cafeteria, um coffeeshop localizado no Sítio Santa Rita, na Serra do Caparaó, em Espera Feliz, Minas Gerais.
As ganhadoras Nadia Saad, da categoria artística, e Cristina Rocha, da utilitária, do concurso “A xícara do Museu”, participarão de uma conversa com a ceramista e responsável pela comissão de avaliação da iniciativa, Hideko Honma.
No episódio de fevereiro, o Museu do Café e o Museu das Comunicações e Humanidades traçam um paralelo entre o trabalho feminino no café e nas telecomunicações, pautado nas pesquisas desenvolvidas entre as duas instituições.
O artigo demonstrará, no blog, como a figura do bandeirante se tornou um símbolo da identidade paulista e a contribuição do artista para essa construção por meio da obra adornando o icônico espaço.
No encontro online, os pesquisadores Bruno Bortoloto (MC) e Henrique Trindade (MI) irão apresentar a evolução das tecnologias e as diferentes formas de contato entre pessoas fisicamente distantes ao longo do tempo.
Tendo em vista as medidas anunciadas na coletiva de imprensa realizada em 22 de janeiro pelo governador do Estado, João Doria, o Museu do Café estará fechado para visitação nos dias 30 e 31 de janeiro.
Voltada aos coffee lovers, a ação visa auxiliar o público no preparo caseiro da bebida, compartilhando informações sobre a temperatura da água, a quantidade ideal de pó, o armazenamento da extração e mais.
Para quem é fã de café e deseja aprimorar o preparo caseiro dessa bebida tão importante no dia a dia, o Museu oferece um workshop com os baristas!
Ainda neste mês, os especialistas da casa realizam uma nova turma dos tradicionais cursos de barista, seguindo todas as medidas preventivas em relação ao COVID-19, como capacidade reduzida e aferição da temperatura.
Entre os dias 8 e 12 de fevereiro, o Centro de Preparação de Café receberá uma turma reduzida de alunos interessados em aprender tudo sobre o universo do barismo com os profissionais da casa.