O setor educativo promoverá mediação especial sobre a exposição temporária “Café Árabe, um símbolo de generosidade”, disponibilizando materiais de suporte aos participantes e degustações gourmet.
Abordando contos e narrativas relacionadas ao café e, ainda, questões como educação e respeito aos idosos, o Teatro de Fantoches é promovido pelos educadores do Museu, como parte do programa “Sejam Bem-Vindos”.
A ação é protagonizada por uma peneira de abanação, que possui bilhetes contendo curiosidades sobre o Museu e outros assuntos relacionados ao café. Por meio desse conteúdo, os educadores incentivam o diálogo entre os participantes.
O projeto propõe a adesão de crianças e adultos em oficinas voltadas à ampliação das vivências artísticas, a partir das obras do pintor Benedicto Calixto.
Buscando ressaltar temas ligados à Semana de Arte Moderna de 1922, o setor educativo incentiva a análise desse período por meio de intervenções artísticas. A participação é gratuita!
Nesta visita mediada, o educador potencializa seu diálogo com o público usando objetos do acervo pedagógico, retirados de uma maleta especial.
No dia 1ª, os visitantes terão a oportunidade de participar da Contação de Histórias promovida pelos educadores do Museu, que visa entreter as crianças com contos didáticos.
A fim de auxiliar na estruturação e planejamento dos setores educativos de instituições culturais, o Educativo do MC apresenta sua metodologia de trabalho e documentos referenciais em encontro especial.
Como parte da campanha Sonhar o Mundo, o MC receberá as crianças da ONG “Oficina do Futuro” para um espetáculo gratuito no Salão do Pregão.
A “Varandinha Pedagógica” retorna para mais duas edições! Nessa ação, as crianças descobrem curiosidades e detalhes sobre profissões exercidas em museus, como arquivista e museólogo.
Com uma visita mediada especial, o educador potencializa seu diálogo com o público usando uma maleta que guarda objetos do acervo pedagógico.
Integrando o programa “Sejam Bem-vindos”, voltado aos públicos espontâneo e familiar, a “Contação de Histórias” aborda contos sobre a história do grão e a cultura em torno dessa bebida, tão presente no cotidiano dos brasileiros.
Ao apresentar, de forma lúdica, profissões exercidas em museus, a Varandinha Pedagógica instiga a curiosidade das crianças sobre a cultura. A atividade proporciona, ainda, interações em família e dinâmicas especiais.
Abordando contos e narrativas relacionadas ao café e, ainda, questões como educação e respeito aos idosos, o Teatro de Fantoches é promovido pelos educadores do Museu, como parte do programa “Sejam Bem-Vindos”.
A atividade tem, como protagonista, uma peneira de abanação, que contém bilhetes com curiosidades sobre o Museu e outros assuntos relacionados. A intenção dos educadores ao promover essa ação é incentivar o diálogo entre os participantes.
Nos dias 20 e 27, a criançada visitando o Museu terá contato com a rotina de profissões exercidas em instituições museológicas. Nessa atração, os educadores utilizam dinâmicas e atividades lúdicas para ilustrar as funções de maneira divertida.
Além da entrada gratuita, o sábado do dia 5 contará com a “Bagagem do Saber”, atividade educativa que apresenta objetos do acervo pedagógico reunidos pelo Museu e incentiva o diálogo em relação às memórias afetivas do público.
Após assistir os depoimentos dos profissionais que atuam nas áreas de preservação documental e museologia do Museu do Café, os pequenos interagem com os educadores e entendem detalhes das informações que acabaram de conhecer.