Programação Cultural

INSCRIÇÕES ABERTAS • Programa de Residência Artística “Santos 2022”

Visando celebrar o Bicentenário da Independência e o Centenário do edifício da Bolsa Oficial de Café, o Museu do Café está promovendo o Programa de Residência Artística “Santos 2022”, que terá como resultado o desenvolvimento de uma exposição temporária. Clique aqui e saiba como participar!

Palestra “Cartografia afetiva – Registro de memórias através da literatura de mulheres negras”

Em referência ao Dia Internacional da Mulher, a poeta, fotógrafa e educadora Ornella Rodrigues mediará o encontro, que visa fomentar a troca de experiências entre escritoras negras da Baixada Santista.

Aniversário do Museu • Instalação artística de Flávia Junqueira

Este mês, o MC completa 24 anos e, com o intuito de celebrar, convidou a artista Flávia Junqueira para realizar uma intervenção no edifício. O público poderá visitar a instalação nos dias 12 e 13, das 10h às 18h, gratuitamente. Veja mais detalhes!

Seminário “Brazilian Coffee Day”

Para marcar a inauguração da exposição “Viaggio nella terra del caffè”, na Accademia del Caffè Espresso, as instituições idealizadoras realizarão um seminário com palestras relacionadas à temáticas como café, imigração e sustentabilidade. Confira cronograma completo clicando aqui!

Inscrições abertas • Semana de Arte Transmoderna

Artistas são convidados a trazer a sua arte e compartilhar sua luta por mais espaços para a cultura da região. Para isso, basta gravar um depoimento sobre a arte que gostaria de incluir na programação da Semana de Arte Transmoderna (SAT22) em participação às celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna de 22.

Lançamento • 100 anos da Semana de Arte Moderna

Para oficializar o início da programação voltada a Semana de 22, o MC realizará um evento de lançamento, no auditório do edifício da antiga Bolsa Oficial de Café. Na ocasião, artistas, intelectuais e a comunidade local estarão presentes para refletir sobre a Semana de 22 e discutir novas possibilidades para o cenário atual do País.

Aniversário de Santos • Lançamento do vídeo “Visita virtual à tela da Fundação de Santos”

No âmbito digital, a comemoração dos 476 anos da cidade se dará por meio do lançamento do vídeo “Visita virtual à tela da Fundação de Santos”, um filme feito a partir da técnica de imersão 360°. Clique aqui e entenda como assistir!

100 anos da Semana de Arte Moderna • Curso on-line “Mulheres modernistas”

As aulas examinarão o trabalho de mulheres que atuaram na área de artes visuais no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, indo além dos nomes mais conhecidos, como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral. Clique aqui e saiba mais!

Férias no Museu • Detetives da Bolsa Oficial de Café (vagas esgotadas)

Junto ao grupo Teatro a Bordo, os pequenos investigadores devem descobrir quem é o vilão que está tentando roubar o precioso tesouro, escondido em algum lugar do patrimônio. Clique aqui para ver as datas e horários da atividade!