A engenheira de alimentos Eliana Relvas ministrará a aula, explicando a história do produto no Brasil, informações sobre armazenamento, detalhes ligados às categorias de qualidade e, até, receitas para fazer em casa.
O curso aborda a história da chegada das primeiras mudas de café ao Brasil, com visita às exposições do Museu, além dos diferentes tipos de cultivo, colheita, torra e preparo da bebida.
Com adesão gratuita, a atividade marcada para 27 de abril, às 14h, amplia o entendimento de técnicas e processos acessíveis, fáceis de realizar na própria cozinha.
Os coffee lovers aprendem a extrair o melhor do cafezinho em casa, seguindo algumas orientações simples, envolvendo a água, a quantidade do pó, os diferentes métodos de preparo e mais.
Ministrada pelos baristas na Sala de Torra, a capacitação especial ensina aos alunos todas as etapas de torrefação do café, incluindo desde o uso dos equipamentos até o processo de provas e a avaliação final.
Ministrados pelos especialistas da casa, responsáveis por formar inúmeros profissionais ao longo dos anos, os cursos da Semana de Formação do Barista oferecem aulas ricas em conteúdo teórico e atividades práticas.
A professora Ana Kalassa El Banat destacará os artistas que tiveram um papel significativo nesse grande momento de mudança nas artes, mas não estão na memória coletiva da sociedade.
A artista plástica Vivian Bortolotti, especialista formada em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo, guiará os inscritos para criarem suas próprias obras, dando um toque contemporâneo às inspirações modernistas.
A pauta se desenvolverá a partir da perspectiva do modernismo pelas visões e criações dos três escritores associados aos Museus-Casas Literários de São Paulo: Mário de Andrade e Guilherme de Almeida, ligados ao movimento, e Haroldo de Campos, estudioso do modernismo.
Com o intuito de incentivar a reflexão sobre a Semana de 22, o escritor Flávio Viegas Amoreira explicará as influências do movimento nos tempos transmodernos, tantos nas artes, como no pensamento da brasilidade.
O escritor Flávio Viegas Amoreira explicará as influências do movimento nos tempos transmodernos, tanto nas artes como no pensamento da brasilidade.
De volta ao Museu, a professora doutora Ana Kalassa El Banat ministrará uma nova conversa. Desta vez, tendo como foco as reais motivações que desencadearam a análise de Monteiro Lobato sobre o trabalho de Anita Malfatti.
Com adesão gratuita, a atividade marcada para 23 de fevereiro, às 14h, amplia o entendimento de técnicas e processos acessíveis, fáceis de realizar na própria cozinha.
Os coffee lovers aprendem a extrair o melhor do cafezinho em casa, seguindo algumas orientações simples, envolvendo a água, a quantidade do pó, os diferentes métodos de preparo e mais.
Além de entender os fundamentos do preparo da bebida, os participantes vão mais a fundo, conhecendo técnicas de vaporização, grafismo, novos métodos de preparo, espresso, harmonização e mais!
Quem deseja dar o primeiro passo em direção à uma carreira no barismo conta com uma semana de aulas imersivas no Museu do Café! Em janeiro, a turma com os módulos básico, latte art e avançado acontecerá entre os dias 17 e 21.
Oferecidas pelo Centro de Preparação de Café, espaço do Museu dedicado à formação de profissionais e ações voltadas a bebida, as degustações possibilitam que o público tenha contato com alguns cafezinhos gourmet.
Saborear cafés de qualidade e conversar com profissionais da área é o complemento perfeito para o passeio no Museu. É isso, justamente, que as degustações oferecem aos coffee lovers!