O Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração, Organização Social gestora do Museu Do Café, de acordo com os artigos 15º e 28º de seu regulamento de compras e contratações, convida empresas especializadas interessadas em desenvolver o projeto de comunicação visual da nova exposição temporária “Café: na mesa ou no balcão?” a apresentarem propostas conforme orientações a seguir. Os orçamentos devem ser encaminhados em papel timbrado ou e-mail institucional, contendo: Razão Social, CNPJ, endereço e telefone de contato.
O objetivo da exposição é apresentar o surgimento e as transformações ocorridas no consumo público do café no Brasil, tendo como foco principal o ambiente das cafeterias. Ao contrário das abordagens convencionais que geralmente se concentram na produção de café, esta exposição se propõe a explorar a lacuna muitas vezes negligenciada da história: o universo do consumo e do ritual que envolve a apreciação dessa bebida tão amada. Nossa exposição não apenas despertará os sentidos, mas também preencherá uma lacuna existente sobre este conteúdo, aproveitando um potencial imenso de público interessado em explorar o lado mais intimista e apaixonante do café brasileiro.
A exposição tem como fio condutor a mudança nos hábitos vinculados ao espaço do café. Uma longa história, de aproximadamente 200 anos, dividida em três polos narrativos: primeiro, a consolidação do café-botequim da belle époque (1830 – 1945); segundo, o surgimento dos cafés de balcão, cafeterias modelo e boom dos cafés especiais; e por fim, um último módulo provocativo sobre qual seria o futuro deste consumo, em que se elenca algumas referências atuais no mundo dos cafés.
Sala 1: Café sentado
Sala 2: Surgimento dos balcões
Sala 3: Qual o futuro das cafeterias?
Contratação de empresa especializada para o desenvolvimento do projeto de comunicação visual da nova exposição temporária Café: na mesa ou no balcão? com abertura prevista para a segunda quinzena de março de 2024 no Museu Café.
A contratada terá a responsabilidade de desenvolver um projeto de comunicação visual em diálogo com a equipe de curadoria, os outros núcleos do museu e o projeto expográfico da exposição.
A empresa contratada deverá participar de reuniões do comitê curador e educativo para levantar as ideias, necessidades e orientações para o desenvolvimento projeto de comunicação visual da exposição temporária Café: na mesa ou no balcão?
Os serviços e entregas desta contratação contemplam:
Projeto de comunicação visual da exposição
- a) Identidade visual
- Aprofundamento no estudo do projeto;
- Levantamento tipográfico;
- Levantamento de referências de imagens;
- Estudos de composição;
- Estudos cromáticos;
- Estudos de comportamento do sinal;
- Apresentação de estudo;
- Ajustes de caminho apresentado (caso não aprovado diretamente);
- Reapresentação;
- Assinaturas gráficas (Logotipo);
- Preparo de material em formato vetorial;
- Manual de aplicação.
- b) Sinalização expositiva
- Diagramação das paredes cenográficas, incluindo textos, imagens, ilustrações, objetos museológicos protegidos por acrílico,
- Diagramação de outros espaços cenográficos, incluindo textos, imagens, ilustrações e objetos museológicos protegidos por acrílico sobre elas;
- Tratamento de imagens fotográficas e indicação das diretrizes para comunicação gráfica em vídeos expositivos;
- Elementos visuais necessários definidos no projeto expográfico;
- Peças de sinalização interna ao Museu, como banners, mapa do espaço, etc;
Peças gráficas digitais e impressas
- a) Peças digitais
- Convite eletrônico: versões em formato aberto e JPG com aproximadamente IMB para mailing;
- Material educativo digital;
- Folder de divulgação da exposição formato digital
- b) Impressos
- Folder de divulgação da exposição impresso;
- Material educativo impresso;
- Cartazes ou outra peça gráfica impressa.
Memorial descritivo e projeto executivo
- a) Desenvolvimento do memorial descritivo contendo as especificações técnicas (medidas, quantidades, tamanho, material, etc) dos elementos e peças gráficas de comunicação visual a serem produzidas;
- b) Elaboração do projeto executivo com detalhamento técnico e layout da comunicação visual aplicada no projeto expográfico da exposição.
Caberá aos responsáveis pelo serviço de projeto de comunicação visual, o que segue:
- a) Aprovar todos os serviços, peças gráficas e materiais com a equipe do Museu;
- b) Supervisão e acompanhamento da confecção das peças gráficas, responsabilizando-se pela revisão e aprovação final com os fornecedores contratados;
- c) Acompanhamento da montagem da exposição;
- d) Manutenção preventiva e corretiva dos itens confeccionados quando solicitado pela equipe do Museu.
Contato para dúvidas e envio de orçamentos:
Breno Florêncio (compras@museudocafe.org.br);
Caroline Nóbrega (comunicacao@museudocafe.org.br)
Osvaldo Abreu (osvaldo@museudocafe.org.br)
Data limite para envio de orçamentos: 02 de fevereiro de 2024.
Empresa Vencedora:
PANDOALA ESTUDIO LTDA
CNPJ: 13.622.666/0001-23
Valor: R$ 19.800,00