Visando celebrar o Bicentenário da Independência e o Centenário do edifício da Bolsa Oficial de Café, o Museu do Café está promovendo o Programa de Residência Artística “Santos 2022”, que terá como resultado o desenvolvimento de uma exposição temporária. Clique aqui e saiba como participar!
Em referência ao Dia Internacional da Mulher, a poeta, fotógrafa e educadora Ornella Rodrigues mediará o encontro, que visa fomentar a troca de experiências entre escritoras negras da Baixada Santista.
Este mês, o MC completa 24 anos e, com o intuito de celebrar, convidou a artista Flávia Junqueira para realizar uma intervenção no edifício. O público poderá visitar a instalação nos dias 12 e 13, das 10h às 18h, gratuitamente. Veja mais detalhes!
Para marcar a inauguração da exposição “Viaggio nella terra del caffè”, na Accademia del Caffè Espresso, as instituições idealizadoras realizarão um seminário com palestras relacionadas à temáticas como café, imigração e sustentabilidade. Confira cronograma completo clicando aqui!
Artistas são convidados a trazer a sua arte e compartilhar sua luta por mais espaços para a cultura da região. Para isso, basta gravar um depoimento sobre a arte que gostaria de incluir na programação da Semana de Arte Transmoderna (SAT22) em participação às celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna de 22.
Para oficializar o início da programação voltada a Semana de 22, o MC realizará um evento de lançamento, no auditório do edifício da antiga Bolsa Oficial de Café. Na ocasião, artistas, intelectuais e a comunidade local estarão presentes para refletir sobre a Semana de 22 e discutir novas possibilidades para o cenário atual do País.
No âmbito digital, a comemoração dos 476 anos da cidade se dará por meio do lançamento do vídeo “Visita virtual à tela da Fundação de Santos”, um filme feito a partir da técnica de imersão 360°. Clique aqui e entenda como assistir!
O Museu oferecerá entrada gratuita nas áreas expositivas no dia do aniversário de Santos. O funcionamento da bilheteria, para a retirada do ingresso isento, ocorrerá das 9h às 17h.
Para comemorar os 476 anos da cidade, o Museu do Café preparou uma programação musical totalmente gratuita, com o Quarteto de Cordas Martins Fontes, da Prefeitura Municipal de Santos. Clique aqui e saiba mais!
As aulas examinarão o trabalho de mulheres que atuaram na área de artes visuais no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, indo além dos nomes mais conhecidos, como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral. Clique aqui e saiba mais!
Momentos de muita diversão aguardam as famílias nessa oficina com tintas naturais, que oferece uma instalação e ambientação artística para os pequenos fazerem descobertas.
Durante o workshop, as crianças terão contato com tintas feitas de café e cúrcuma, tecidos e papéis com textura, como algodão e bucha vegetal, e itens sonoros e aromáticos.
Junto ao grupo Teatro a Bordo, os pequenos investigadores devem descobrir quem é o vilão que está tentando roubar o precioso tesouro, escondido em algum lugar do patrimônio. Clique aqui para ver as datas e horários da atividade!
Para encerrar mais um ciclo de bate-papos, os pesquisadores Bruno Bortoloto (MC) e Henrique Trindade (MI) abordarão os objetos carregados por migrantes em suas viagens e o contato dessas pessoas com a Alfândega e a checagem de bagagens.
No bate-papo ao vivo, a equipe do MC irá abordar o processo de produção do vídeo-carta “Queremos voz!”, vinculado ao projeto “Las mujeres cabian los museos”.
Visando destacar as ações desenvolvidas em 2021, a coleção fará um panorama sobre o conteúdo que permeou questões de gênero associadas ao grão: lives, parcerias, exposições e muito mais.
Além de abordar um pouco mais sobre a relação entre o Brasil e a Itália, tendo como ponto de conexão o café, a transmissão focará no desenvolvimento da exposição internacional “Viaggio nella terra del caffè”.
Na data da homenagem (20), o setor educativo distribuirá kits para a produção da boneca Abayomi, com o intuito de promover o reconhecimento da importância cultural das tradições africanas.